quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Wikilennon

"Segundo John Lennon, o nome “Beatles” surgiu após uma visão que teve de um homem misterioso, que dizia para substituir a terceira letra, “e”, por um “a”. Beetles, o nome original, significa “besouros”. Existem boatos sobre essa possível visão. John adorava ler, apreciava Edgar Allan Poe e outros autores da literatura gótica e sabe-se que anos antes, na mesma casa em que os Beatles estavam hospedados na época, segundo uma lenda, viveu um mágico alemão (Dr. Pepper) cujos poderes foram conseguidos através de cultos com Satã. Na visão, o vulto misterioso oferecia sucesso ao cantor, prometendo que voltaria quando John atingisse o auge da felicidade. Apesar do sucesso, John constantemente se mostrava triste ou irritado, melancólico com o futuro que estava por vir. Em 1968, esse anseio pela morte contagiou suas canções.
O símbolo da Apple, gravadora dos Beatles, é uma maçã verde, fruta da tentação e do pecado nas histórias bíblicas. Já no "Álbum Branco" (1968), a música Revolution 9 mostra gritos, sons de guerra, uma trilha sonora horripilante. Ainda em 1968, John se veste de mago para um programa dos Rolling Stones, onde canta “Yer Blues”, música de profundo desespero e morte. Nesta época, John conhece Yoko Ono, em uma exposição de arte. A garota passou grande parte do tempo atrás dele, buscando patrocínio. Ele ainda era casado com Cynthia Powell, com quem teve um filho (Julian Lennon). Após uma viagem da esposa, em que iniciou um romance com Yoko, John se divorciou. Casou com Yoko em 1969, alegando “Do jeito que as coisas vão eles (ele – o vulto) vão me crucificar”. John também ainda disse, em uma entrevista à uma revista, que o único estilo de música verdadeiro era o Blues (onde os artistas contam histórias de encruzilhadas, pacto com o diabo e infelicidades). Para acentuar ainda mais as polêmicas, John afirmou que viu, em 1974, da varanda de sua casa, um OVNI cruzar o céu.
Com Yoko Ono, John deu início à sua carreira solo – quando ainda era integrante dos Beatles. Sem sucesso, ele lançou seu primeiro álbum, Two Virgins, no final de 1968. Fora um álbum experimental, com gravações caseiras, cuja capa causou polêmica: o casal aparecia nu. Se casaram em Gibraltar, em março de 1969, e após uma separação de cerca de um ano, em 1973, onde John se dedicou a outra mulher, , eles tiveram um filho chamado Sean Lennon, em 9 de outubro de 1975.
Em dezembro de 1980, na noite do dia 8, John foi alvo de quatro dos cinco tiros disparados por um calibre 38. Estava na frente do edifício Dakota, em Nova Iorque, em frente ao Central Park, onde morava com Yoko. Seu assassino foi um rapaz que durante o dia havia lhe pedido um autógrafo em um LP Double Fantasy, cujo nome era Mark David Chapman. Era um fã dos Beatles e de John, esquizofrênico, que dizia ter ouvido vozes que o mandavam matar o músico. Foi preso sem resistência, horas após o crime, e condenado a prisão perpétua. Justificou o delito com a afirmação de que metade dele era o Diabo e, a outra metade, Holden Caufield – protagonista do livro que trazia nas mãos, “The Catcher In The Rye” (O Apanhador No Campo De Centeio), de J.D. Salinger."

http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Lennon




sei lá. tô sem tempo de escrever e sem inspiração. isso daí eu tinha salvo no pc e não expressa a minha opinião - muito menos uma oposição (vai saber...).


2 comentários:

Francesco disse...

"Paranóia ou mistificação?"

Não importa, de qualquer maneira isso vende que nem água.

Agora, se realmente existe algo do tipo eu não sei. Nunca vi.
[O mais são Tomé né? xD]

Achei muito tri esse negocinho com as palavras ali na direita ---->
\o/

Um abração!

Francesco

Guilherme disse...

mas gostei de saber. Gosto bastante dos Beatles e das curiosidades que os cercam, e hohoho

acho batuta :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...